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WhatsApp, Facebook e Instagram: comércio de Nova Friburgo sente os impactos da queda das redes sociais




WhatsApp, Facebook e Instagram: comércio de Nova Friburgo sente os impactos da queda das redes sociais Para as comerciantes que o g1 conversou, a tarde desta segunda-feira (4) foi apenas de vendas presenciais. Os comerciantes de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, sentiram os impactos da queda das rede sociais na tarde desta segunda-feira (4). A comerciante Roberta Aguiar, usa o Instagram e WhatsApp para realizar vendas e divulgar seus produtos. Segundo Roberta, as redes sociais são importantes ferramentas para impulsionar as vendas. Foi durante a pandemia que ela focou na comunicação com seus clientes. Quando o comércio estava fechado por conta das restrições, foi pelo Instagram que ela conseguiu manter um equilíbrio de vendas. Ela conta ainda, que teve um aumento de 100% do número de seguidores após a utilização da rede social. É por meio dos aplicativos que ela envia para os clientes fotos dos produtos. " Hoje eu só consegui fazer uma postagem desejando boa semana para os clientes. Uma cliente marcou a loja com uma foto do filho usando um dos meus produtos eu não consegui repostar. Não conclui nenhuma venda pelos aplicativos", disse Roberta Aguiar. Victoria Rosa é sócia em um salão de beleza no centro da cidade o dia foi de comunicação interrompida com os clientes. — Foto: Leonardo Libanio Victoria Rosa é sócia em um salão de beleza no centro da cidade o dia foi de comunicação interrompida com os clientes. — Foto: Leonardo Libanio Victoria Rosa é sócia em um salão de beleza no centro da cidade e o dia foi de comunicação interrompida com os clientes. Segundo Victoria, a maioria das marcações dos clientes é feita pelo WhatsApp e quem precisou marcar teve que ir presencialmente ao salão. A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), disse que tem ciência que as redes sociais são utilizadas pelos empresários da cidade e que é preciso ficar atento para o uso de outras plataformas como uma alternativa em dias que o sistema saia do ar, como ocorreu nesta segunda-feira. A empresa responsável pelos aplicativos assumiu que o problema é global e, por volta das 13h30, afirmou que ainda investigava o que causou a falha, para poder solucioná-la. Por volta das 18h35, o Facebook começou a abrir novamente para alguns usuários. Fonte:G1



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